Prefeitura inicia trabalho de recuperação da iluminação em Alto Araguaia

Prefeitura inicia trabalho de recuperação da iluminação em Alto Araguaia
Obra ligará BR-364 a MT-100 e deve ter cerca de nove quilômetros de extensão. Objetivo é desafogar o trânsito no centro de Alto Araguaia   Alto Araguaia, MT – Além de abordar à melhoria da trafegabilidade da MT-100, o prefeito Maia Neto (PR), em audiência em Cuiabá com secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, tratou sobre o projeto executivo do contorno viário em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) ligando a BR-364 a MT-100 com cerca de nove quilômetros de extensão. [caption id="attachment_19775" align="alignleft" width="319"]Imagem 011 Objetivo com o contorno é desafogar o trânsito na área central de Alto Araguaia[/caption] O secretário Cinésio de Oliveira ressaltou que ações por parte do Governo do Estado de Mato Grosso visando providenciar a contratação do projeto executivo estão em andamento. As obras do contorno viário serão executadas através de convênio entre o governo estadual e a União. O prefeito Maia Neto, porém, garantiu que vai fazer gestão junto à bancada federal e senadores de Mato Grosso visando assegurar emendas para execução. A elaboração do projeto coube à Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Na próxima semana engenheiros da secretaria devem vir a Alto Araguaia para mapear o trajeto. Os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) e deputados federais Wellington Fagundes (PR) e Homero Pereira (PSD) se comprometeram em colocar no orçamento da União emenda para a realização do contorno viário. O prefeito Maia Neto vê na obra o grande mote para desafogar o intenso trânsito de veículos de cargas que precisam percorrer parte da BR-364, centro de Alto Araguaia, para seguir pela MT-100 até o terminal ferroviário em Alto Araguaia ou seguir para o Estado de Mato Grosso do Sul ou para outras regiões do País. O contorno viário vai evitar o conflito dos veículos de passeio, que usam a rodovia para transitar entre os municípios de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO) com os caminhões. “A construção do contorno viário em Alto Araguaia é a única alternativa para desviar o tráfego de caminhões e carretas que cruzam diariamente a Avenida Carlos Hugueney (BR-364), causando uma série de transtornos à população de Alto Araguaia. Esse contorno vai tirar grande parte do trânsito de cargas e carretas de dentro da cidade que passarão por um desvio com destino à Alto Taquari”, ressalta o gestor. “O contorno vai desafogar o trânsito. Ainda em 2013 estaremos em Brasília, com o projeto em mãos, para conseguirmos emenda de bancada. Já temos o compromisso do senador Pedro Taques, Wellington Fagundes e Homero Pereira para que juntos consigamos recursos de bancada para executar esta obra tão importante para Alto Araguaia”, disse.